La Lunna – Por que defender a descriminalização do aborto?

Segundo o Ministério da Saúde, o índice de abortos no Brasil é de 31% e cerca de 250 mil mulheres são internadas anualmente em hospitais da rede pública de saúde para fazer raspagem na região do útero após um aborto inseguro.

La Lunna

Centenas de mulheres morrem anualmente no Brasil, por provocarem o aborto em condições precárias, sendo a 4ª causa de mortalidade entre gestantes1. Estes são os dados oficiais, mas estima-se que esses índices sejam bem maiores que os divulgados.

A discussão sobre a legalização do aborto sempre foi algo polêmico, pois envolve aspectos morais, religiosos e teóricos, obscurecendo ideologicamente a sua verdadeira causa. A maioria das mulheres que praticam o aborto precariamente são pobres, ou seja, abortam porque não possuem as condições de sustentar um filho.

Os meios de comunicação e as campanhas antiaborto não falam que o aborto inseguro também é uma questão de classe, ou seja, os abortos praticados pelas mulheres burguesas, nas clínicas, com plenas condições de higiene e médicos competentes não são computados, são contra o aborto, mas a favor da clandestinidade.

A Igreja Católica, com o discurso de defesa à vida, tem total controle sobre a sexualidade da mulher, colocando a maternidade como obrigação universal, reservando às mulheres somente duas opções: a negação da sexualidade ou um filho a cada ano. E as que mais sofrem são as mulheres da classe trabalhadora, pois elas são o maior alvo das opressões.

Defender a descriminalização do aborto não significa incentivar as mulheres a não serem mães, significa que essa decisão cabe a cada mulher e que a maternidade não pode ser posta como uma obrigação. Não se trata de defender o aborto como método anticoncepcional, mas na prática ele continua ocorrendo, mulheres continuam morrendo ano após ano, e a via penal não resolve o problema. As políticas públicas atuais não são eficazes, pois não evitam os abortos clandestinos, revelando o descaso com a saúde pública.

Enquanto o governo não der condições para as mulheres sustentarem seus filhos, oferecendo acesso aos métodos anticoncepcionais, assistência médica pública de qualidade, escolas integrais, alimentação saudável e, principalmente, salário digno, esses abortos continuarão ocorrendo de forma assombrosa.

1. Fontes: Ministério da Saúde e Católicas pelo Direito de Decidir.

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

38 comentários em “La Lunna – Por que defender a descriminalização do aborto?”

  1. Matar uma criança é um dos piores crimes. Se a mulher não quer ter filho, mas quer dar por aí, é só tirar logo o útero, ou se prevenir de outras formas. Mas se engravidar, o direito a VIDA da criança é o mais importante.

    Responder
  2. Como eu disse Maurício, não se trata de ser a favor ou contra, mas sim de não criminalizar quem pratica o aborto, temos que analisar as coisas a fundo e não simplesmente criticar.
    Um abraço e obrigada por comentar

    Responder
  3. Olá,

    Eu era a favor…

    Depois que meu filho nasceu, tornei-me veementemente contrário ao aborto…

    Olho para ele e penso: “que ser indefeso… aquele que machuca uma criança é um monstro e merece o pior…”.

    Um feto nada mais é do que uma criança ainda não nascida…

    Então, se uma mulher morre ao tentar abortar, só posso achar:

    Bem feito!!!

    Responder
    • Ola elaine, gostei muito de todos seus artigos. Eu estou no 4o ano de Direito, adoraria poder trocar mais idéias com vc, quero fazer minha monografia no tema sobre Mulhres no direito . Vc teria orkut, email para podermos trocar informações? Gostaria muito de mater contato com vc.

      Responder
  4. Acho que vejo basicamente dois problemas na questão. O primeiro é referente a universalidade da lei. Os abortos são feitos em circunstâncias diferentes e por motivos diferentes, e creio que não dá pra simplesmente proibir sem considerar diversos fatores, desde o que toca à situação sócio-ecônomica da mulher grávida, assim como as condições do feto, por exemplo: como impedir o aborto de um acéfalo? Ou então, a partir de qual momento o feto é considerado como uma criança ou não? E a autonomia da mulher que, afinal de contas, é quem irá arcar com todas as responsabilidades de ter que criar, ou não, a criança? Basta ver o famoso caso da garota excomungada que, ao meu ver, é ridículo. Primeiro, por que eu me pergunto qual a autoridade da igreja para decidir pelo indivíduo? Segundo, o que significa ser excomungado? É não participar do que?

    A segunda questão que, creio, seja pertinente, é que a proibição não impede, em última instância, que os abortos não sejam feitos. Ora, que hipocrisia é esta? A lei simplesmente NÃO funciona. A lei é só pra inglês ver, não corresponde ao que acontece de fato. Aliás, isto se presta não só ao caso dos abortos, mas a diversas outras questões como, por exemplo, o uso de drogas como a maconha. A lei simplesmente não corresponde à realidade. Por outro lado, ainda há de se levar em conta todo o papel social do governo que simplesmente não é realizado de modo a evitar outros problemas que giram em torno do aborto como, por exemplo, a pobreza, já que a incidência de gravidez é muita mais nas classes economicamente mais baixas.

    Proibir é fácil, o problema é encarar a realidade da questão, o modo como as coisas se dão.

    bem, acho que é isso…

    Responder
  5. Venho, como mulher, dar a minha opinião sobre esse tema tão polêmico. Li atentamente o texto e todos os comentários e cheguei a conclusão de que seria um absurdo tornar o aborto legal. è realmente muito ruim que as mulheres morram tentando matar seus filhos, mas, sinceramente, legislar isso não seriia um incentivo a prática desse assassinato?

    Julgar que o aborto legal não seria utilizado como método contraceptivo é ingenuidade. É só olhar para a população brasileira. Geralmente mulheres sem condições têm 3, 4 filhos. Será mesmo que elas são quem praticam o aborto?

    Estudo em colégio particular e já vi sim, muitas menininhas riquinhas abortarem com medo.

    A mulher tem todo o direito de escolher o que fazer com o corpo e com a vida DELA. Mas não tem o direito sobre a sobrevivência de outra pessoa. Ninguém tem! Então quer dizer que se o meu pai atrapalha minha vida e meus estudos posso matá-lo? Creio que não.

    Achei muito interessante um comentário falando que se a mulher não quer ter outro filho, é melhor ela matar o mais velho já que este já teve a possibilidade de viver um pouco.

    Se a criança nascer e não gostar de viver, ela tem todo o direito de se matar, mas ninguém pode escolher isso por ela.

    =*

    Responder
  6. Em um sentido vulgar, crime é um ato que viola uma norma moral ou ação ou omissão típica e ilícita. Logo, aborto é crime. Mas o que não é crime nesse pais? Pratica-se "crime" quase em todos os lugares ou melhor nós vemos a pratica de crime em todo lugar e somos indiferentes a eles. As vezes ficamos indignados, mais isso passa é momentaneo. Seria mais uma hipocrisia considerar o aborto um crime, afinal, quantos crises são praticados nesse mundo? Não sou a favor e nem contra o aborto, pois acredito que ele nem deveria existir em primeiro lugar, mas vivemos num mundo estranho e isso parece que o torna necessário. Assim como várias discussões de assuntos polêmicos de legalidade ou não são discutidos nesse pais, que envolve política, religião e outras faccçoes criminosas da sociedade, tudo deveria ser liberado só pra ver no que vai dar.

    Veider.

    Responder
  7. Poxa… que assunto polemico…

    E tem gente que entra aqui pra deixar comentarios ridiculos falando besteira e humilhando a opinião dos outros.

    Cada cabeça tem o seu mestre. Sou espirita e não concordo com o aborto, acho isso um crime, um assassinato como já disseram… mas ao mesmo tempo quando vi a reportagem em casa sobre a menina de 9 anos que foi estuprada pelo pai e que ainda por cima esperava gemeos dele…. nossa!!! fiquei chocada… e até mesmo apoiei a atitude da familia e dos medicos e praticar o aborto nela…. isso quer dizer e deixa bem claro que minha opinião ainda é muito confusa… e acho que tem muita gente que se confunde assim como eu…. e se fosse com sua filha adolescente estuprada por um marginal durante um assalto? Tu ia querer um neto fruto de uma violencia? Iria conseguir passar longos 9 meses olhando todos os dias pra barriga dela e vendo aquele serzinho crescer, se desenvolver , se mexer dentro dela? Não sei… nem gosto de pensar numa situação assim… Eu tenho uma filha… e planejo um futuro cheio de paz, amor e brilho para ela…. mas a vida dá voltas meus amigos…. e algumas dessas voltas não estamos preparados ainda para saber qual será nossa reação….

    Um grande abraço a todos que postaram aqui…. sinal de que o povo é muito opiniático e pensante…

    Melissa

    lottici.melissak@gmail.com

    Responder
  8. A questão aqui é não ser contra nem a favor do Aborto, nem em dizer se alguém considera ou não um crime, a questão é NÃO criminalizar TODAS as mulheres que pensam em fazer ou fazem, colocá-las todas no mesmo barco, como se todas as mulheres no mundo fossem irresponsáveis e imorais, que só pensam em fazer sexo indiscriminadamente e que não querem se prevenir!

    Não podemos ser intolerantes com ninguém… Ninguém é dono da verdade, existem opiniões controversas sobre esse assunto, mas a questão é muito delicada por se tratar de organismos vivos que são as próprias mulheres que gestarão! As mulheres gestantes são os primeiros organismos vivos nessa história toda, que também serão prejudicadas se fizerem o aborto, então vejam a situação não é tão fácil como parece, a mulher também estará correndo risco de vida. Se ela um dia por desespero ou imaturidade resolveu cometer esse ato, não seria melhor que tivesse todo o apoio do médico apoiado pela sociedade e pelo governo? Com todos conhecendo a situação dela seria mais fácil conhecer o caso e saber se esse Aborto seria um crime verdadeiro ( o crime da irresponsabilidade) ou desespero verdadeiro ( o desespero da impossibilidade de qualquer nível, pq não sabemos do que trata esse desespero só a mulher em questão).

    Adorei o assunto levantado pela Elaine, pois quer existam as bandeiras do CONTRA ou FAVOR, o melhor de tudo é que somos Humanos e devemos sempre procurar respeitar o próximo se a necessidade dele for diferente da sua, julgar é fácil, o mais difícil é compreender.

    Parabéns Elaine! As mulheres merecem mais uma abertura para essa discussão!

    Beijo a todos vocês que participaram com seus comentários, fico feliz em saber que há pessoas que estão participando das questões importantes da vida e não estão sendo levados pelo bico, pensam sobre as coisas relevantes!

    Responder
  9. Isso é um assunto muito polemico. Eu sou a favor, principalmente em situaçoes de crimes sexuais, mas quando acontece do casal ter feito sexo inseguro e a mulher ter ficado gravida, ai sim eu sou contra. Pense bem em casos de pedofilia, a criança de 11 anos fica gravida e tem grande chance de morrer durante o parto. O que fazer? Deixar a natureza cuidar disso a fazer amenina ter filho de um monstro e ser prejudicada na escola ou fazer um aborto? Se essa criança tiver o filho, durante um tempo, ela vai receber apoio da midia e de campanhas, mas de pois de alguns meses todos se esquecerão dela. E então? Se ela for pobre não terá condiçoes de estudar. E quando se tornar adulta? Ao que vai recorrer? Para essas pessoas que são contra, pense se alguma mulher da sua familia for estuprada e engravidar do monstro que fez isso

    Responder
  10. Olá Bellerofonte, gostei do nome!

    Vou fazer apenas um comentário sobre seu texto, o que diz respeito aos políticos.

    Concordo que muitas vezes as pessoas reclamam do governo que elas mesmas ajudaram a existir. Mas, não podemos esquecer que a maioria da população não tem consciência política e, por isso, votam nos políticos corruptos.

    Acredito numa sociedade igualitária, onde nem precise haver eleições e todos possam ter seus direitos garantidos e nenhum filho abortado.

    Um abraço, continue dando sua opinião.

    Responder
    • Olá Elaine, muito obrigado pelo elogio de meu nome! Fico feliz que você também consiga perceber que nossa população carece de uma maior consciencia politica, você compreendeu bem a minha critica, mas em meu texto afirmei que nós que temos essa compreensão de tal assunto deveriamos buscar modificar este quadro; sim devemos debater com todos, nós brasileiros é que devemos reverter essa inconsciencia politica de nossa nação, cabe a nós conscientizarmos aqueles que vendem o seu voto por uma dentadura, cabe a nós.

      Nós e não eles, nós devemos melhorar nosso país. Acredito que os politicos não darão este passo, acredito que em nossa situação atual eles são os mais beneficiados com essa falta de consciencia politica, não é?

      Não me tornarei um politico, mas sempre busco ser um cidadão consciente, aquele que busca a solução e o debate, visando a mudança da consciencia de nossa populção e com isso a melhora de nosso país!

      Abraços Elaine!

      Responder
  11. Nossa! Eu imagina que este tema era polêmico, mas fiquei impressionada com os comentários!

    Em primeiro lugar, muito obrigada pelos comentários de todos e todas.

    Como eu iniciei o texto, falar de aborto é complicado, porque não é somente uma opinião como escolher entre um músico e outro. É algo que se relaciona diretamente com a vida, com a liberdade, com a responsabilidade (ou falta dela).

    O leitor Celo disse que o aborto é um atentado à vida. Me pergunto: deixar milhares de crianças morrer de fome também não é um atentado à vida? Negar amor, educação de qualidade, condições básicas de sobrevivência, também não é um atentado à vida?

    Quanto ao comentário do Renan, é claro que a prevenção é o ideal, e eu disse no texto que o aborto não deve servir como método anticoncepcional, a questão é: não devemos criminalizar judicialmente a mulher por isso.

    Concordo plenamente com o Topera, Anderson e Débora, a mulher é quem deve decidir se naquele momento de sua vida ela deseja ser mãe ou não.

    Acho que a discussão saiu um pouco do eixo que era a criminalização do aborto e não ser contra ou a favor.

    Gostaria de lembrar a todos que o maior sonho de minha vida é ser chamada de mãe.

    IRÔNICO , não?

    Responder
  12. "Entretanto minha mãe, infelizmente criou dois filhos sem a ajuda daquele que deveria ser o meu pai, mas apesar das dificuldades que ela e nós (eu e meu irmão) passamos, ela é uma grande enfermeira e uma professora formada em ciencias biológicas e matemáticas com pós graduação em ensino ao deficiente, motor, mental e fisico, ela trabalha pela parte da manhã no hospital do trabalhador em curitba, e na parte da tarde no colégio estadual roberto languer no bairro do alto boqueirão; eu e meu irmão estamos nos graduando na universidade federal do paraná, eu estou no segundo ano de história, meu irmão é calouro em educação fisica. "

    O problema é seu, do seu irmão, daquele que deveria ser seu pai e da sua mãe. Cada um é cada um e você não pode querer usar a sua situação como parâmetro para todas as pessoas do mundo.

    "Serei criticado, serei chamado de presunçoso por dizer que eu estou certo; eu tenho certeza disto, mas tudo bem, se você está me criticando quer dizer que você está pensando, é isso que eu quero!"

    Pelo jeito você se considera acima das outras pessoas, achando que é o único no mundo que pensa. Com essa atitude você nunca será capaz de se colocar no lugar das outras pessoas e muito menos debater uma questão social.

    Responder
    • Não compreendi muito bem o que você quis dizer com o que você escreveu, você criticou mais a maneira como eu disse do que realmente o que eu disse, ficou mais parecido com uma resposta de alguém que se sentiu acuado ou pelo menos ofendido com minhas colocações que acredito serem bastantes ácidas; sobre a questão de o problema ser meu e de minha familia, eu acredito ser realmente um problema meu, entretanto essas criticas que me foram feitas reforçam o que eu disse, aparentemente você prefere deixar o problema de lado ou pelo menos não se preucupar com ele do que buscar uma melhor solução para tal; as pessoas não podem seguir o exemplo que ocorreu em minha familia e tentar superar uma dificuldade tão grande como uma gravidez indesejada, não podem fazer o que é o mais humano para si próprios e para seus futuros filhos? Você afirmou que eu com minhas atitudes ditas "superiores" eu não conseguiria me colocar no lugar de outras pessoas, mas me pergunto, mostrar um outro meio de solucionar o problema, mas se dar ao trabalho de mostrar alguns casos, não apenas o meu mas os casos de meus amigos (parace que você leu o texto e não compreendeu), mostrar que sim é possivel (viva o obama! Hehehehe!), mostrar empatia com tão complicado assunto (poderia estar jodando mario, mas estou aqui debatendo em busca de uma solução), por acaso isso me torna um ser incapaz de colocar-me no lugar dos outros ou pelo menos discutir uma questão social? Acredito que não, em meu texto não me coloquei acima de ninguém, eu posso estar errado, mas eu não posso estar certo? Não afirmei que ninguém além de mim pensa, entretanto afirmo que existem pessoas que através de seus atos demonstram que não fazem o uso devido de suas faculdades mentais. Não quero fazer outro texto para rebater o assunto por isso encerro, valeu tadeu, bom ter alguem para debater em busca da solução mais correta!

      Responder
  13. Aborto é assassinato!! Todo mundo tem tv em casa, sabe q camisinha previne gravidez e distribuem anticoncepcionais nos postos de saúde. Falta de informação pra se prevenir não é.

    Ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, em nenhum caso, e o aborto entra nessa regra. Se uma mulher é pobre e não pode sustentar um filho, previna-se. Camisinha tb é distribuida de graça nos postos!

    Eu não tenho religião, não concordo com o catolicismo nem com nenhuma outra, mas acredito em Deus e sei q se ele coloca um ser no seu caminho é pq vc terá condições de cuidar e fazer dele uma grande pessoa.

    Claro q digo tudo isso pq nunca tive essa experiência, não sei como seria na prática, mas essa é a minha opnião. Acho q não podemos defender q as pessoas sejam irresponsáveis e depois deem um jeitinho brasileiro. Isso é desumano..

    Adoro esse tipo de discussão e por mais q as opniões sejam diferentes, sempre dá pra se acrescentar algo. Parabéns pelo post!!

    Responder
  14. Compreendo e aceito ( não exite o que discutir sobre tal assunto) o direito das mulheres fazerem o que quiserem com seu próprio corpo, entretanto como seres humanos racionais e pensantes (sim, infelizmente é possivel ser racional e não pensante), devemos perceber que legalizar o aborto trata-se apenas de uma maneira egoista e conveniente de minimizar o problema, não a maneira correta e efetiva de resolver o problema; "não pensei o bastante sobre as minhas atitudes, engravidei de um cara que como eu não pensou em suas atitudes, então vou abortar, simples assim."

    Nos escondermos atrás da (isso sim é hipocrisia) liberdade individual, se trata neste respectivo assunto, não a questão de não interferir neste direito inquestionavel de liberdade pessoal, mas sim a de não querer conversar sobre ou pelo menos aconselhar a melhor solução para o problema; "Eu sei que abortar é inseguro, prejudicial e egoista, entretanto como ela possui o direito de fazer o quer da vida, ficarei no meu canto". Na realidade você não está nem aí com o problema, você tem os seus próprios problemas para resolver, não é?

    Se minha filha estivesse a ponto de fazer algo que possa se arrepender por toda a sua vida (não apenas se tratando do aborto, qualquer outra dificuldade que ela esteja) ou meu próprio filho, eu estaria sempre ao seu lado o aconselhando e mostrando o melhor caminho a seguir, não o deixaria a mercê de sua "liberdade individual" (novamente, não sou contra o direito da liberdade individual, sou contra esta deturpação da liberdade individual, a qual muitos recorrem para justificarem as suas burradas), não que ele não possa ser contra, ou possa não fazer o que o aconselho, entretanto não posso me calar diante de uma atitude que é grandemente prejudicial, para a mulher e para a criança, isso é negligencia.

    Se a mulher não tiver condições (infelizmente, deveria ter pensado antes), ou não sentir o amor ou afeto para conseguir criar a criança (isto ocorre muito em casos de estupro), a gravidez dever ser levada adiante, a criança tem o direito de viver, todos nós temos direito de vivermos, existem orfanatos e pessoas ansiosas em adotar um filho porque não podem ter o seu próprio filho. Sei que infelizmente, nossos orfanatos não oferecem as condições minimas para poderem abrigar todos de maneira decente, e também estou atento que as crianças, principalmente quando passam da fase maternal, perdem muito a possibilidade de serem adotados e por isso ficam até os 18 nos orfanatos, é dificil, muito dificil; entretanto (moro em curitiba, minha mãe dava aula no lar de meninos do xaxim) conheço muitas histórias dignas de serem seguidas por esses orfãos, um deles que eu conheço (estudou comigo no colégio adventista, colégio particular, que fica ao lado do orfanato) está trabalhando na eletrolux; outro caso que conheço por que ele é meu amigo, se tornou recentemente vice diretor do colégio adventista, começou como monitor, e está casado e muito feliz; não sei como eles chegaram lá, sei que eles não foram adotados, entretanto lhes foi dada a oportunidade de viver e lutar, mesmo que sozinho, por seus sonhos; você pode não conhecer uma história parecida com esta, os colégios particulares, e mesmos os publicos, podem não dar nenhum apoio, e tudo mais, mas deixe-os com vida e você verá como eles podem vencer na vida. Dê uma oportunidade, mesmo que seja a vida, e muitos deles vencerão. Mas se você conhece apenas orfãos que são marginais e bandidos, continuem deixando as crianças viverem, elas possuem o direito de serem direitas ou não, se forem maravilha, mas se não o forem, devem pagar pelo que cometeram, porque se possuem o direito, elas possuem deveres.

    A autora afirma que o governo não dá o apoio necessário para que as mulheres possam ter e criar seus filhos; fiquei pensando, e esta critica é um tiro no pé de todos nós; eu me pergunto, como aquele que está no governo chegou lá, foi uma varinha magica que o colocou lá ou fomos nós que não sabemos nem qual o nome do vereador em que votamos? Acredito que todos os que aqui opinaram sabem em quem votaram e acredito que votaram conscientemente, entretanto nosso povo é ignorante e acredita que seu voto não vale nada, vendem seu voto por uma dentadura, Sarney, collor, renan calheiros, alguem tem duvida de que eles são corruptos? Então porque votaram neles? Me desculpem pessoal, foi a varinha que os colocou lá; sempre foi mais fácil colocar a culpa no governo, eu não sou do governo, você também não é então podemos falar mal deles, mesmo que seja eu que o tenha colocado lá. Devemos conscientizar nosso povo que nós fazemos sim a diferença, mesmo que poucos, podemos nos tornar muitos e mudar o brasil, sou apenas um sonhador, que nada, o que eu não sou é covarde! Educar é a solução para o nosso pais e para todos os outros do mundo!

    Mesmo assim muitas mulheres perguntarão,"vocês homens querem que nós sejamos apenas donas de casa, e mães, eu quero ser arquiteta ou medica, um filho não me deixaria ser o que sonho ser". Entretanto minha mãe, infelizmente criou dois filhos sem a ajuda daquele que deveria ser o meu pai, mas apesar das dificuldades que ela e nós (eu e meu irmão) passamos, ela é uma grande enfermeira e uma professora formada em ciencias biológicas e matemáticas com pós graduação em ensino ao deficiente, motor, mental e fisico, ela trabalha pela parte da manhã no hospital do trabalhador em curitba, e na parte da tarde no colégio estadual roberto languer no bairro do alto boqueirão; eu e meu irmão estamos nos graduando na universidade federal do paraná, eu estou no segundo ano de história, meu irmão é calouro em educação fisica. Sinceramente conheco pessoas que não são nem a metado do que minha mãe é, mesmo não tendo um filho, imagine dois.

    Muitos podem dizer, isso que você falou não tem nada a ver com o assunto do aborto, mas na realidade tem e muito! É errado abortar, o aborto se trata de uma questão de conveniencia para todos aqueles que tem medo ou não querem enfrentar a vida de frente, enfrentar a vida como ser humano pensante e racional!

    Sei que meu comentário virou um texto, mas mesmo não os conhecendo, sei que estou certo, não posso ser hipócrita e deixar todos vocês sem pelo menos conhecer este lado de um assunto tão importante e crucial para a nossa sociedade como um todo, sejamos homens ou mulheres!

    Serei criticado, serei chamado de presunçoso por dizer que eu estou certo; eu tenho certeza disto, mas tudo bem, se você está me criticando quer dizer que você está pensando, é isso que eu quero!

    Valeu pessoal, do blog, gostei muito deste post, vocês acabaram de ganhar um leitor, continuem assim!

    Responder
  15. Eu sou a favor do aborto e ponto final.

    Sou a favor da proteção também, informação é bom…se proteger, melhor ainda.

    E sou mais a favor ainda da adoção… pra que ser egoista e ter filhos quando tem tanta criança por aí precisando de pais???

    🙂

    Responder
  16. Só pra ilustrar a discussão, aqui está o inicio do programa "Canal Livre" com o Dr. Elsimar Coutinho, além de uma reportagem que lembra o caso que gerou a discussão ( aquele da garota de 9 anos que foi violentada pelo padastro).

    httpv://www.youtube.com/watch?v=3Src5AOjZOg

    httpv://www.youtube.com/watch?v=a1bdAKNg8Nw&feature=related

    Responder
  17. Essas mulheres, geralmente com mais de um filho, ao invés de praticar aborto, poderiam matar seus filhos mais velhos, pois estes já viveram um pouco. Para mim, é a mesma coisa nos dois casos. ASSASSINATO.

    Não quer o filho, dê para adoção. O problema é que dar para adoção é a prova, para a própria pessoa, perante o mundo, da sua vacilada graúda. Então, matar é uma forma de esconder essa prova e fingir que nada aconteceu.

    Essas pessoas terão que responder a Deus pelos seus atos.

    Responder
  18. Mulheres…Libertem-se

    Aborto e uma responsabilidade tao importante quanto a da maternidade. So quem passa sabe, o corpo e seu a vida e sua, aborta se quizer. Mais e o meu direito de escolher qual caminho tomar, e o governo deveria nos dar este direito, o direito de escolha, que de uma forma ou outra nunca foi fornecido a mulher.

    Responder
    • Ai caral@$#, lá vem! O que tem a ver com satã, animal? Meu como tem gente burra nesse mundo. SE eu fosse satã eu ia querer é mais gente miserável no mundo pra poder endemoniar e fazer showzinho em igrejas aproveitadoras,e não que um potencial aliado fosse morto ainda no útero.

      Responder
  19. Eu sou totalmente contra, se quer argumentar, mostre argumentos sólidos, é muito mais fácil não se prevenir e fazer um aborto do que pensar nas consequencias antes do ato, crime sexual? Não é 10% dessas tentativas de aborto. Se quer argumentar, argumente contra isso: httpv://www.youtube.com/watch?v=VBQC_4DBmyc

    Responder
    • Concordo que o ideal é a prevenção, mas é hipocrisia pensar que educar as pessoas e suficiente. A grande questão aqui é se as mulheres tem o direito de decidir o que fazer do seu corpo e se isso vai ser feito clandestinamente ou não. Agora sobre o vídeo, apesar do programa realmente ser interessante, esse pastor ai é um baita de um pilantra pelo amor de Deus. Ele começa a falar sobre embasamento científico pra calçar suas teorias religiosas malucas, descartando descaradamente os fatores sociais de saúde pública.

      Quanto aos danos psicológicos e fisiológicos que as mulheres sofrem depois dessa intervenção que ele cita creio que ele esteja correto.

      Eu particularmente sou contra, mas sou a favor e sempre serei de defender a liberdade de cada um fazer o que acha melhor.

      Mas é no final quando ele pergunta "por que a gente quer atacar a causa e não prevenir" que se demonstra o quão tendencioso ele é, porque na verdade não é esse o ponto do assunto.

      Responder
  20. Bem,moro no japão e como em muitos países da Ásia,aqui o aborto é legalizado.

    Eu particularmente sou a favor da legalização no Brasil!

    Para muitos pode parecer um atentado a vida,mas acho melhor a pessoa (mulher) ter a possibilidade,a liberdade de escolha de poder fazer um aborto,do que ter a criança e depois abandonar em qualquer lugar!!

    Muitas dessas acabam indo pra orfanatos,onde passam quase que a vida toda,sem ter oportunidade alguma,a espera de adoção.

    Responder
  21. Mto tenso falar do assunto, parabéns pela iniciativa… a minha opinião é a d sempre… crimes sexuais deveriam ser permitido o aborto tals, agora com relação a idade não concordo nem um pouco, a vida é feita d escolhas e temos q arcar com elas, os acidentes abortivos são mtos, c fosse legalizado seria bem feito e com aprovação e higienização do ministerio da saúde !

    Por Favor ! Comenta no meu também, ok ?
    http://www.escolhaopcional.blogspot.com/
    Valeus ! Abraços

    Responder
  22. Pelo máximo que seja melhor algo seguro, é um atentato a vida, entende? Estamos interropendo a vida de quem nao pode se defender. É muito melhor erradicar o problema atacando esses abortos ilegais do que matando bebes oficialmente.

    Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.