VÁ URINAR LÁ FORA, MENINO!

Phonographo

(Baseado em fatos reais)

            Em política, o que mais se ouve falar é aquela famosa frase: “são intrigas da oposição”. Em bem da verdade, pelo menos aqui no Brasil, todo político que se preze tem um ou mais desafetos. A oposição, como eles chamam.

            Geralmente essa rivalidade, além das grosserias e de atos antissociais corriqueiros, às vezes, também causam fatos curiosos e engraçados.

            Foi o que aconteceu entre a rivalidade dos políticos Diogo Velho, o Visconde de Cavalcante (1829/1899) e o Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira (1834/1917). Ambos com carreiras política brilhantes e senadores em uma mesma legislatura.

            Diogo Velho, ficou famoso em sua época por ter sido a primeira pessoa no Brasil a testar e gravar sua voz em um fonógrafo, ou seja: uma recente e curiosa invenção do americano Thomaz Edison, chamado de Phonographo, a machina que falla, como foi escrito nos jornais da ocasião.

            Já o Conselheiro Lafayette, era alguém mais discreto e culto e ficou famoso como um jurisconsulto Mineiro.

Diogo Velho

       Como já disse, ambos não se “bicavam”, ou seria o contrário? Bem, deixa pra lá! O fato é que eles não se entendiam e o senador Diogo Velho tinha o costume de apartear constantemente o seu colega, mesmo sem necessidade e, na maioria das vezes, sem razão fundamentada.

Certo dia, com aquilo “arrastando no chão”, e recordando-se das expressões usadas por Aulo Pérsio no senado romano, o Conselheiro Lafayette voltou-se para o seu colega que, mais uma vez o aparteava sem nenhum fundamento, exclamando, com toda a solenidade:

            — Sacer locus, puer, extra mingite!

            Meio encafifado, pois seu latim era péssimo, Diogo Velho lançou os olhos indagadores para um colega, o Barão de Cotegipe, que traduziu o comentário:

— “O lugar é sagrado menino, vá urinar lá fora”.

            É de se imaginar com que cara ficou Diogo Velho, que só então percebeu a causa das risadas gerais no recinto.

            Que a paz esteja com todos