A Mulher Desiludida - Simone de Beauvoir

A mulher desiludida

Neste livro Simone de Beauvoir apresenta-nos em três novelas, três mulheres que se dão conta do envelhecimento e, com ele, da morte próxima.

As histórias escritas na forma de diário nos deixam muito próximos dessas mulheres que, poderiam ser nossas mães, irmãs, amigas ou nós mesmas.

Mas como saber e como evitar que estas narrativas cheias de frustrações e desenganos saiam da ficção e se tornem parte da realidade?

Simone de Beauvoir era uma escritora feminista, iniciando a discussão com o livro O Segundo Sexo, onde examinava a condição da mulher através da biologia, do marxismo e da psicanálise, chegando a conclusão de que a alienação das mulheres não é de ordem biológica, mas cultural. Sua atuação pelo movimento feminista tornou-a um emblema, um ícone desta causa no século XX. 

Em A Mulher Desiludida (título original: La Femme Rompue), a autora volta seu olhar para aquelas mulheres que fracassaram: tanto como donas de casa tradicionais como na “libertação” que o feminismo preconizava. Mostrando a condição das mulheres numa sociedade dominada pelo patriarcado.

Apesar de todos os pressupostos filosóficos da autora, A Mulher Desiludida não é um livro ideológico e este é o grande mérito de Simone: por meio de sua sensibilidade, tornou a história dessas mulheres fracassadas em grande literatura.


Referência: 

BEAUVOIR, Simone de. A Mulher Desiludida. São Paulo: Folha de S.Paulo, 2003.

———————

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Autora e editora dos blogs Cachorro Solitário e Cabruuum, integrante do podcast Cadeia de Eventos. Leitora voraz, a curiosidade é o que a move!