TANABATA

Você sabe o que é Tanabata?

Não? Então, vou tentar explicar o mais resumido possível.

É uma data festiva (comemorada no dia 07/07 de cada ano) para celebrar uma história milenar de amor entre duas estrelas.

Pois é, Tanabata é um dos cinco tradicionais festivais do Japão e, segundo dizem, é também popular na China (de onde teria sua origem).

A história é até simplista, mas cheia de simbolismo. Continue lendo…

No caso japonês, uma estrela é representada pela princesa Orihime (Vega) e a outra pelo vaqueiro Hikoboshi (Altair).

Orihime era uma excelente tecelã e se apaixonou pelo incansável vaqueiro Hikoboshi. Apesar da diferença de status entre os dois, o pai de Orihime permitiu o casamento deles, mas, após o casamento, ambos não mais trabalhavam e só viviam para o amor.

Foi aí que o pai dela resolveu separá-los e só permitir que se encontrassem uma única vez ao ano, ou seja: no sétimo dia do sétimo mês (daí o festival no dia 07/07, às vezes comemorado em outras datas devido a diferença nos calendários japonês e gregoriano).

Curiosamente, no Brasil, o festival é chamado de Tanabata Matsuri (festival do sétimo dia, em uma tradução livre) ou Festival das Estrelas.

A primeira comemoração desse tipo no Brasil, aconteceu na pequena cidade de Assaí, no Paraná, em 1978. Nos dias atuais está presente em muitas cidades brasileiras, inclusive em São Paulo, no tradicional bairro japonês da Liberdade.

Na verdade, o Tanabata não é um simples festival sazonal, mas um momento de reflexão entre o individual e o coletivo onde se repensa a vida e se procura conseguir realizar seus sonhos (daí a tradição de escrever bilhetes e pendurá-los nos bambus decorativos).

As suas decorações vibrantes e cuidadosamente realizadas (onde só os japoneses conseguem) mostra toda a beleza da tradição e da importância do evento.

É isso aí.

Que a paz esteja com todos.

Darci Men

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.