Cores usadas na propaganda

Eu sei que as pessoas que aparecem na propaganda de sites de relacionamento são modelos, mesmo assim eu me sinto tentado a clicar.

O tipo de propaganda me atrai… O contraste  talvez, como um estímulo visual, e algo do meu racional contribui também, porque vejo ali possibilidades .

Uma coisa é certa: essas propagandas são complexas e se utilizam de diversas informações para se fazer influentes para mais pessoas.

Um exemplo bem claro de como isso pode ser utilizado vem das cores escolhidas. Os marqueteiros utilizam técnicas como processo aditivo e processo substantivo não apenas com o objetivo de ter beleza estética e passar uma mensagem, mas o de conseguir o maior número de convertidos possível.

Claro que isso não é ilegal, mas quando algo assim é revelado, as empresas tratam logo de abafar o caso, inclusive oferecendo descontos ao cliente, prêmios e até dinheiro, e assim todos acabamos esquecendo o caso.

Há técnicas simples, como o famoso, e batido, esquema McDonald’s de usar amarelo pra despertar fome e o vermelho ansiedade. Os dois juntos causariam desconforto depois de algum tempo, o que levaria os clientes a sair assim que terminam de comer.

De acordo com os estudos do Prof. Modesto Farina, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade:

VERMELHO: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e enrgia, artigos técnicos e de ginástica.

LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.

AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Gerlmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.

VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.

AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.

ROXO: Acalma o sistema nervoso. Indicado a ser utilizado em anúcios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio, o azul; de arejado, o verde.

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicads em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.

VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indvíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.

Não acho errado utilizar esse tipo de conhecimento: é parte do jogo.

Alguns acham que é um tipo de enganação, que é jogo sujo… Eu creio que é um tipo de superioridade, um poder estratégico mais desenvolvido por alguns, mas nada que talvez seja realmente muito sério.

Pensando bem…Vou mudar as cores do meu blog!

Abraço!

Referências:

PORTELA, Girlene. O estudo das cores e suas estratégias na Propaganda.

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1 comentário em “Cores usadas na propaganda”

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