Publicado em 5 comentários

Críticas Literárias Polêmicas – Sugestão de site

Sobre um sujeito estranho e com tendências a insanidade.

Confesso que não li “Mí casa, Sú casa”. Mas além de beleza, bom senso, modéstia e superioridade caucasiana, tenho o poder da mediunidade que me garante o direito da angústia injustificada.

A exemplo de Platão (que também não li, apesar de fingir conhecê-lo como ao fígado do mestre Mussum), “Mí casa, Sú casa” parece que foi escrito por uma necessidade que Diogo C. Scooby tinha de, digamos assim, escrever. Agora, vamos nos envolver um pouco nesse assunto específico, que é a necessidade da escrita. Por que um sujeito estranho e com tendênciasa à insanidade, decide escrever bobagem? Apesar de não ter lido a somatória de bizarras ocorrências da obra, é fato notório que eu detenho exclusividade na arte de escrever bobagem. Não aceito qualquer ameaça de concorrência.

Eu poderia declarar aqui que Paulo Maluf é um cara honesto, mas tenho que arranjar outra forma de enganar o leitor e encher linguiça. Por isso, exercito minha bipolaridade (que, aliás, é meu cartão de visitas) e minha arrogância louvando coisas que desconheço e escrevendo frases de efeito como: a leveza de Jorge Amado é constatada no momento em que a obra resiste a se integrar ao Neoclassicismo de Fantasia e se dispersa em olhos adolescentes.

De qualquer forma, voltando à “Mí casa, Sú casa”: não se trata de um Machado de Assis, nem de um Lair Ribeiro. Aliás, essa comparação que tentei fazer só expõe minha limitrofia, porque não posso comparar uma obra que não li. Mas, para que se preocupar com coerência e raciocínio? Se Diogo C. Scooby for tão cabeça de ovo quanto eu, pelo menos arrumo uma boa briga.

de Diogo C. Scooby, um profissional da ofensa vazia.

Claro que é uma brincadeira! Achei no site Mundo Perfeito uma série de geradores (de novela, música, textos) inclusive o de críiticas literárias. Você configura algumas sentenças e ele te dá 3 opções de texto finalizado. Muito divertido, eu recomendo esse site!

De qualquer maneira pode avaliar o livro por si próprio, ele está à venda, basta clicar na imagem abaixo:

cover_front_medium

Autor e diretor do blog Cachorro Solitário e apresentador do Podcast Cadeia de Eventos.