Os 10 melhores podcasts do Brasil na atualidade

CLIQUE AQUI PARA VER UMA LISTA ATUALIZADA EM 2012

A cerca de dois anos descobri uma maneira ótima de me informar e me divertir com áudio, o Podcast.

As maiores vantagens desse meio de comunicação é que podemos ouvir QUANDO quisermos o programa online ou baixar gratuitamente e ouvir ONDE for melhor. Podemos escolher o assunto ou assuntos que queremos ouvir, e as pessoas que queremos ouvir, podemos comentar, e ainda podemos criar um se tivermos interesse.

Decidi então publicar essa lista dos meus 10 preferidos e indicar alguns episódios para quem gosta dessa forma de arte ou para quem quer conhecer.

Menção honrosa: Metacast

Para quem não sabe direito o que é podcast, ou para quem quer aprender a gravar, editar e publicar o seu, eu recomendo o Metacast.

Podemos encontrar aqui informações técnicas de hardware e software, dicas de gravação e dicas de diversos programas.

Os apresentadores também abrem bastante espaço para o leitor, e estão sempre dispostos a auxiliar as dúvidas que aparecem.

Episódio recomendado: O Podcast é uma rádio na Internet?

 

A Lista dos 10 melhores

10°. Fodacast

Fora do ar

Muita liberdade ao se tratar de diversos assuntos, normalmente ligados ao sexo ou à sexualidade.  A linguagem e o conteúdo é totalmente liberal, então eu não recomendo se ouvir na presença de crianças e pessoas sensíveis/frescas.

A  edição precisa melhorar… Tem uns silêncios muito longos algumas vezes que incomodam um pouco, não fosse por isso estaria em uma posição melhor.

Episódio recomendado: Libertação Sexual.

9°. NowLoading

Fora do ar

Games! Aquele jogo que você jogou uma vez quando tinha 9 anos na casa do seu primo, lembra? Eles lembram! Quer saber as novidades? Eles sabem. Pra quem gosta de games é o canal ideal para se conhecer mais e discutir esse assunto, os moleques manjam.

Episódio recomendado: Must Play [Geração 128]

8°. Podcumê

Fora do ar

Embora o nome seja culinário e levemente erótico, é um programa de variedades. Tem uma estrutura de apresentação básica interessante (um trio), onde as informações trocadas vão do pessoal ao global, mas sempre muito interessante na maneira com que a diversidade dos apresentadores permite.

A edição é um show à parte, fundindo áudio de programas de TV, filmes e outros podcasts ao seu programa, o editor consegue ampliar o grau de humor e sutilezas do podcast.

Recumendo: Seven: A Ira

7°. Comicpod

comicpod-39

Quadrinhos! Uma das formas de arte que eu mais admiro! Aqui temos episódios sobre sagas, heróis específicos, editoras… Muito humor! Altamente recomendado pra quem gosta de HQ ou quer conhecer mais sobre os heróis que migraram para os filmes nos últimos anos.

Edição escolhida: Homem-Animal – Parte 1.

6°. Máquina do tempo.

Fora do ar

Imagine um ano no passado, lembre dos cheiros, filmes, fatos…

Podemos voltar a esse ano agora, basta ouvir esse podcast!

A cada bloco de 3 músicas os apresentadores nos trazem informações muito interessantes sobre os álbuns e artistas. Tenho certeza que vai se surpreender a cada som tocado! Muita nostalgia e descoberta de músicas novas e ao mesmo tempo antigas.

Os apresentadores manjam muito de rock e parecem ser gente boa! Tipo de camarada pra se tomar umas brejas e conversar por um tempão.

Em que ano você nasceu? Vai lá e ouça algumas informações e as músicas lançadas nesse ano.

🙂

Episódio recomendado: 1977.

5 °. Piratacast & Papopirata

Fora do ar

 

É um podcast de variedades culturais e tecnológicas, também com um nível bom de piadas. Sinto um pouco de falta das moças do elenco, que davam opiniões mais “povo”, com o qual eu me identifico bem mais. Elas estão sumidas nas edições mais recentes. Acho que perdeu bastante elas terem saído.

Mas temos aí 2010, quem sabe as coisas mudam!

O Papopirata é um episódio especial só de leitura de e-mails e comentários, acho muito legal.

É com certeza o podcast que dá mais espaço para nós, ouvintes.

Episódio recomendado: Quer namorar? Pergunte-me como.

4°. Guanacast

Fora do ar

 

Tecnologia! Internet, hardware, SEO, CMS, software, PHP, LINUX… Podcast do site guanabara.info que aborda as mais diversas maneiras de interação tecnológica. Muita informação intercalada com piadinhas legais, mas que podem ficar enjoativas pela repetição. O conteúdo, entretanto, é nota 10!!

Recomendo: Técnicas de SEO – Parte 1

3°. Escriba Café

 

Técnicamente impecável, tanto que às vezes parece que já encontrou o seu ápice.

Ele consegue fazer om que entremos nas histórias e situações narradas de uma maneira única. Como eu falei certa vez para a Srta. Joyce Oliveira, colunista aqui do blog e que tem um podcast sobre literatura:

“O Escriba Café não é um podcast de literatura, mas é muito literário em sua maneira de ser”.

Alguns dizem que é “narração de contos”, e que por isso não tem conteúdo. Eu discordo disso, porque em alguns minutos ele narra algo fantástico, enquanto tem podcasts por aí que dura 40 minutos e 10 é só de risada. Isso sim eu acho que é falta de conteúdo.

Episódio: Em busca de um Herói.

2°. Rapaduracast

Pra quem gosta de cinema esse é certamente o mais indicado. O elenco é sempre afinado, a edição bem correta e o conteúdo realmente bastante rico. Esse é o único que me fez chorar em alguns episódios. A nostalgia de se lembrar de determinado filme ou situação ligada à ele tem esse efeito em mim.
Mas não se engane com isso! É um programa onde o humor é constante!

Episódios recomendados:

Pra rir:

Desconstruindo o gênero pornô

Pra se emocionar:

Forever: O Rei Leão

1º. Nerdcast

É o que tem mais edições de todos esses, e o que trata de assuntos mais variados, de casamento a cruzadas, entrevistas com dubladores e cineastas a literatura nerd.

Sempre com muitas informações relevantes e bom humor, o elenco é fodástico, a edição primorosa, e a sensação de se estar em uma conversa com os amigos é um dos principais atrativos.

Edições que eu mais gostei: Os Trapalhões Cacildis, Eu Continuo desgraçado da minha cabeça.

O cenário atual de podcasts no Brasil é muito rico, e podemos encontrar uma variedade enorme de assuntos e com abordagens diferentes.

Gosto de outros podcasts que ouço eventualmente, segue alguns:

ARGcast, Matando Robôs Gigantes, Papo Lendário, Jerimum Beta, Alfacast, Masmorracast, MDM, NerdExpress, ADD, Ballercast e também temos o Universo de podcasts do pessoal da Kombo Podcast .

E outros que ouvi poucos episódios, mas sei que são bons:
Toscochanchada, A.N.A., Papo de Gordo, Depois das 11, Rock30, Papo na estante, TargetHD, QG…

Há diversos podcasts muito bons no país, com certeza vários ficaram de fora dessa relação, então se você tem um podcast, sinta-se à vontade pra deixar aqui um comentário sobre sua cria! Quem sabe ele entre em uma relação futura.

Eu soube hoje, depois de concluir essa lista que um os maiores podcasts, que havia acabado, vai voltar!

Menção Honrosa 2 – Monacast

Fora do ar

Um podcast sobre variedade comandado por mulheres divertidas e inteligentes, com pontos de vista bem interessantes.

Deixo recomendado um episódio onde os participantes são os podcasters campeões do Nerdcast e do Rapaduracast.

Recomendo: Tudo que você queria saber sobre os Homens…

E você leitor e ouvinte, o que acha sobre podcasts?

E o que achou da lista?

CLIQUE AQUI PARA VER UMA LISTA ATUALIZADA EM 2012

Abraço!

32 comentários em “Os 10 melhores podcasts do Brasil na atualidade”

  1. O que vou indicar e mais para os adolecentes que gostam da cultura japonesa ,mas sem duvida nenhuma ta entre as 5 melhores ediçoes de audio que ja vi na podosfera brasileira, e o Anime freak show, os casts deles levam mais de 50 horas para ser editado e eles falam de cultura japonesa ,anime, samurais, ninjas ,doramas, coisas do estilo, e um podcast de humor que racha de rir quem escuta, eu gostei pra caramba, tem gente que chega a comparar eles com nerdcast e outros, ate porque o volume de downloads dos caras passa de 200.000 no mes, e eles fizeram o caminho inverso dos podcasts que a galera conhece, por isso o publico e tao grande, eu recomendo o AFS – 36 – Fucking Ninja , o apresentador la tambem e muito bom. http://anfreak.com.br/

    Responder
    • Papo de Gordo, conheço é claro, ja até troquei uns e-mails com o Dudu Sales, muito gente boa ele… Ta chegando a hora da lista atualizada, pode der que dessa vez ele entre. 😛

      Responder
  2. Um bom q é bastante recente é o MICROFONIA(sobre musica),bastante recente(somente 20 episodios) mas para mim se firma como um dos melhores podcasts do Brasil.Só não é reconhecido mas recomendo a todos.

    Responder
  3. Pingback: ComicPod #44 – Dark Horse - Multiverso DC
  4. Parabens pela lista e pela descrição dos podcast o que ajuda para uma busca especifica

    belo trabalho, ajudou para ampliar meu conhecimento de bons podcasts obrigado

    Responder
    • Que é isso cara o MRG é citado . Eu gosto , ouço os três ( games, filmes e HQ) , mas não dava pra falar de todos de uma só tacada. Durante o ano vou falar mais detalhadamente dos podcasts que não tiveram destaque nesse post, pode ficar tranquilo.

      Responder
  5. Pingback: ComicPod #44 – Dark Horse « ComicPod!
  6. Ôla passando pra retrinuir a visita de Diodo ao Sexta Meia Noite, e para agradecer mais uma vez a dica do play, e claro para dizer q o seu podcast é otimo muito obrigado o sexta meia noite espara poder  contar sempre com sua visita tbm.

    Responder
  7. Fala, Scooby! Cara, muito obrigado! Fiquei muito feliz com a indicação! Faz uma nova lista ano que vem que vamos trabalhar para subir no top ten… ehehe. Estar entre os 10 melhores para você é uma honra!
    Hummm, podcumê!
    @marcelosalgado

    Responder
  8. Pingback: uberVU - social comments
  9. .
    .
    Valeu por mencionar o Piratacast, cara… Esse top 10 está fantástico, fora as outras indicações que são muito boas… Quem não conhece podcast ainda está perdendo.. Dá pra ouvir pelo menos 1 por dia com assunto interessante devido à alta qualidade do pessoal que está produzindo episódios por aí!
    .
    Grande abraço e deixo como recomendação o meu novo podcast que ainda está na fase BETA… http://www.deupau.com
    .
    .
    .

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.