Aprenda a parar de fumar - Parte 1 - Vontade

Aprenda a parar de fumar – Parte 1 – Vontade

Fumei cigarros durante quase 15 anos e parei há alguns meses. Me considero reabilitado, e gostaria de compartilhar  com você a experiência de como aprendi a parar de fumar.

Não fiz uso de nenhum medicamento baseado em nicotina, foi tudo fruto de um processo de planejamento e preparação.

Planejamento – Estabelecendo datas, por exemplo. Vou dar sugestões de como fazer isso.
Preparação – Mostrarei como me preparei em cada uma das etapas.

Esse foi o método utilizado por mim, adaptei de uma série de técnicas que adquiri durante os anos, e é totalmente gratuito. Sugiro que o siga se tiver algum interesse em parar de fumar.

Tentarei demonstrar isso de uma maneira com que, caso queira seguir o processo, possa se sentir no comando da situação. Claro que tem algumas etapas mais difíceis, mas tenho certeza de que qualquer um pode conseguir.

As etapas principais desse treinamento são: – Ter Vontade – Treinando ficar sem o cigarro – Decidir o melhor momento – Parar – O processo continua. A cada post dessa série especial vou tratar de um desses assuntos. Hoje começo com:

1.Ter Vontade de Parar de Fumar

a. Os Motivos

A primeira, e mais óbvia dica é que a pessoa QUEIRA parar. Se você não tem certeza se quer, ou não se sente seguro ao menos pra tentar, pode começar racionalizando alguns motivos para que sua vontade de parar cresça.

– Pode ser porque quer parar de queimar tanto dinheiro ( faça a conta de quanto gastou no último ano, ou ainda durante o período todo que fuma. Claro que baseado nos valores atuais).

– Porque você fede. Pode parecer estranho isso. Mas é porque nosso aparelho olfativo fica menos sensível com o uso do cigarro, principalmente para o próprio. E ficamos fedorentos, muito, pras pessoas que não fumam. Agora, depois de um tempão sem fumar, consigo perceber isso com clareza.

– Porque o tabagismo faz mal. Confesso que esse foi o motivo que menos me ajudou nessa etapa, mas obviamente é o mais importante de todos, já que é público que o consumo de cigarros pode causar uma série de enfermidades. De qualquer maneira pensar nisso ajuda sim.

b. O Processo

Recomendo que se pense nisso, em qual dessas 3 situações básicas se encaixaria mais seu desejo de parar, de preferência nas 3 mescladas em partes diferentes, encontrando um equilíbrio que te faça sentir Segurança.

 Saiba que cada um tem suas motivações diferentes. Pode até deixar nos comentários alguma sugestão se achar relevante.

Você TEM Vontade? QUER TER? O que está esperando? Encontre sua motivação! Pense sobre os prejuízos práticos em geral, pese isso contra os benefícios. E não pense só uma vez, carregue isso com você, deixe esses pensamentos crescerem, ache novas motivações além das três aqui postas. Você tem o poder de decidir o que deseja.

c. Dicas

– Evite pensar que é uma merda fumar, tente pensar em como seria melhor se não estivesse fumando.

-Crie os motivos que achar interessantes se esses três não funcionarem. Essa é uma situação muito pessoal.

-Aprenda, não decore. Esses motivos são importantes, e vamos usar esse aprendizado de maneira continuada.

-Fazer sua vontade crescer e se fortalecer leva algum tempo, seja paciente consigo mesmo.

d. Tempo Recomendado

Mínimo 2 semanas, máximo 6 meses. Claro que cada um tem seu tempo, e isso SEMPRE deve ser considerado.

Aprenda a parar de fumar – Parte 1 – Vontade

“As pessoas esperam que eu faça tudo por elas, mas não percebem que elas têm o poder. Você quer um milagre? Seja um milagre.” Todo Poderoso

É isso! Se tiver alguma dúvida ou sugestão,  por favor deixe um comentário ou entre em contato utilizando nosso formulário.

Uma vez que se decida parar, vamos iniciar o treinamento. Na Parte 2 dessa série, vai aprender a treinar como pode controlar a vontade de fumar.

Abraço!

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Autor e diretor do blog Cachorro Solitário e apresentador do Podcast Cadeia de Eventos.