O jogo de tênis (Aposto que você não sabia!)

Se você sempre quis saber por que os pontos nas partidas de tênis são marcados em 15, 30 e 40, a resposta não é nada simples. Vejamos:

Acontece que o precursor original desse jogo era praticado em grandes saguões no interior dos castelos, em uma quadra retangular, demarcada com linhas que atravessavam de um lado para o outro.

Naquela época, os jogadores sacavam de um lado, acertando a bola acima da rede e contra a parede, não contra um adversário, e sempre dentro da demarcada quadra.

E o público? Bem, a “galera” assistia às partidas do lado oposto dessa parede.

As linhas horizontais da quadra dividiam-se em quatro faixas paralelas de 15 polegadas cada, em ambos os lados da rede. Cada vez que um jogador fazia um ponto, avançava uma faixa, aproximando-se gradualmente do centro da quadra.

A partida, é claro, começava na linha de zero polegada e avançava para 15, 30 e finalmente para 45 polegadas, quando então se declarava o final da partida e o vencedor.

Mas, você deve estar se perguntando: atualmente marcam-se os pontos em 15, 30 e 40 e não 15, 30 e 45. Por que a diferença?

Simples: alguém percebeu que a última linha estava demasiadamente próxima à rede e o último serviço foi recuado para a linha de 40 polegadas e, assim, acabou ficando e prevalecendo depois para o sistema de pontos. Coisas da tradição…

Embora o jogo tenha se tornado um esporte ao ar livre, praticado em quadras de grama ou saibro, ainda hoje utiliza esse sistema de pontuação.

Outra pergunta que você deve estar fazendo: por que esse jogo se chama tênis? Ele deriva do nome do calçado?

Nada disso! É justamente o contrário. Ninguém sabe exatamente de onde vem o nome, mas, especula-se que deriva do termo usado pelos franceses quando jogavam a bola e gritavam: “Tenez!” (algo como: “Segura aí!” ou “Pega essa bola!”).

O que se sabe efetivamente sobre isso é que, em 1874, resolveu-se fazer o primeiro torneio de tênis, em Wimbledon, Inglaterra, onde estabeleceram-se as principais regras e que foi a base para os torneios atuais.

Quanto ao calçado, é isso mesmo que você está pensando: seu nome deriva dos calçados que se usavam antigamente para jogar tênis.

Que a paz esteja com todos.

Darci Men

Meus livros publicados:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.