Obsolescência Programada

Então chegou o grande dia! Juntamos um dinheirinho, deixando de ir ao cinema durante alguns meses, limitando as alimentações ao extremamente necessário, cancelamos a viagem que seria no feriado prolongado e, assim, conseguimos o milagre de comprar uma belíssima Smart TV 4K de 50 polegadas. O vendedor queria empurrar a garantia estendida, mas não vimos necessidade disso. Chamamos um aplicativo de carona e fomos pra casa.

Imagem linda, plano novo em 4K da Netflix, planos pra comprar um novo videogame, tudo perfeito.

Passados dois anos e um mês, pouco após a garantia de fábrica vencer, ela começa a apresentar problemas. Demora pra ligar; quando liga, aparece apenas o som. Vamos procurar a assistência, um transtorno.

Se já aconteceu algo assim com você, saiba que não é azar ou acaso, é o que as empresas chamam de Obsolescência Programada.

A Obsolescência Programada

Algumas empresas deliberadamente colocam validade em seus produtos: um período de uso que, ao chegar ao fim, torna aquele equipamento obsoleto.

Acontece o tempo todo com nossos celulares, impressoras e, atualmente, até mesmo com carros: quase tudo é fabricado pra durar um número pré-determinado de anos – passado esse tempo, temos que investir novamente.

Alguns empresários alegam que isso ocorre para que a indústria continue sempre produzindo e gerando empregos; quando sabemos que eles visam apenas o lucro e o enriquecimento, não importa a que custo, não importa se a maioria da população vive no limite ou abaixo dele tendo que gastar dinheiro com coisas que não seriam necessárias se as empresas fossem mais honestas.

No documentário abaixo, temos um belo exemplo histórico de como isso começou e de como hoje poderíamos ter lâmpadas que durariam nossa vida inteira.

Obsolescência Programada – A Conspiração da Lâmpada (The Light Bulb Conspiracy) 

https://www.youtube.com/watch?v=H7EUyuNNaCU

Temos ainda muito o que crescer como sociedade: enquanto alguns visam apenas lucro e concentrar mais e mais as riquezas do mundo, temos pobreza e fome onde poderíamos ter igualdade – sem falar do impacto ambiental por gerarmos muito mais lixo eletrônico e tóxico do que o necessário.

Aqui eu apenas arranhei a superfície do assunto, deixo abaixo algumas dicas de como podemos nos proteger de tal prática.

Links úteis:
https://computerworld.com.br/2018/11/01/como-evitar-a-obsolescencia-programada/

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada

Música que fala sobre o tema:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.