Suicida

Eu caminhava por uma avenida, um ônibus vinha em alta velocidade próximo da calçada, era só eu inclinar um pouco a cabeça em direção ao asfalto pouco antes dele passar ao meu lado para eu dar adeus a tudo.

supelman, allstar, suicida
Há momentos em que dá vontade de pular do alto de um prédio.

Claro que não fiz isso, senão eu não estaria escrevendo agora.

Menos de 1 hora depois, eu curiosa distraidamente dentro de um ônibus pensava em como deixar menos traumatizado quem quer que encontrasse meu corpo morto por mim mesmo.

A cerca de 12 anos eu tenho que me controlar, pouco eu confesso, para não abrir a porta e pular, ao andar no banco do carona de um carro em alta velocidade, todas as vezes que voei de avião tive vontade de abrir a porta e voar/cair.

Remédios ou overdoses ou tiros não me interessam muito, forca é a opção mais popular e barata, pular do alto eu gostaria, mas o estrago seria muito grande!

Há o suicídio aos poucos, aquele do cigarro, da vodca, das noites mal dormidas, do sexo inconsequente.

Com isso há ainda um sentido de responsabilidade (pelos outros) e de auto-proteção (por causa dos outros) que fazem com que a decisão final seja adiada.

E por que não adiar? Quem sabe quem se pode encontrar nos próximos minutos, na manhã seguinte, ou o que pode acontecer nas próximas semanas ou meses…

O problema é quando demora demais pra algo acontecer, aí a força da esperança vai indo embora, na fila das salvações possíveis vem a Fé, mesmo a das igrejas, e, mesmo lá, muitos se apegam, criam grupos, afinidades são moldadas, há a possibilidade de se voltar à vida, desde que se acredite.

Há muitos meios de lutar contra a vontade de se matar, e nem sempre é fácil, mas sempre é possível.

Sei que tem vezes só um abraço ajudaria, ou alguém que diz que a gente é importante de alguma maneira, como o Super fez pra uma moça qualquer, mesmo quando ele mesmo estava ferrado e prestes a morrer:

No filme “A corrente do bem” tem uma cena parecida,quando um viciado em drogas salva a vida de uma mulher que ia pular da ponte, apenas com algumas palavras e um abraço.

Uma música da banda Ludov dizia “As vezes é apenas questão de ouvir… O que os outros tem a dizer”.

E tem algumas vezes que nos falta isso, e as pessoas deixam a vida por acreditar que não tem mais importância pra ninguém, que a falta de atenção de todos com relação a ele é mais importante que o que se acredita sobre si.

Alguns se suicidam por vaidade , como um grande empresário que vai perder tudo e ser preso por maracutaia e prefere se matar, ou ainda por medo de sofrer muito por alguma besteira que fez.

Eu conheço tudo isso, e digo que sempre vale a pena tentar um pouco mais.

Sei que às vezes é foda, sei que sempre vou ver os veículos velozes e lugares altos de uma maneira muito diferente da que você, mas eu prefiro resistir enquanto tiver alguma força para lutar.

Abraço.

——–

3 comentários em “Suicida”

  1. Me identifiquei muito com as suas palavras, porém, os meios que nos levam a estas conclusões possam ser diferente. Afinal, cada ser é um mundo!
    Nao vejo essa hipótese como uma derrota e muito menos me considero uma pessoa infeliz, apenas sinto uma necessidade de recomeçar e sem essa de cada dia é um novo dia. As vezes sinto vontade de ir até o outro lado, só pra ver como é, outras, é por simples decepçao alheia.
    Quando criança tinha a idéia que viveria somente até os 30, nao sei o porquê. Curiosamente, hoje tenho essa idade e a vontade de conhecer o outro plano nunca esteve tao proxima à realidade. No entanto, como você mesmo menciona, a curiosidade pelo que pode acontecer no minuto seguinte, é a maior oposiçao a este pensamento. E o tempo, seja ele relativo ou nao, acho que a maior relatividade está dentro de nós mesmo, e nas nossas vontades ou capacidades.
    No final, a única certeza que tenho é que esse momento chegará, e enquanto isso, vou desfrutando do caminho.

    Responder
  2. Apesar do clima pesado e do tema, acho que o que realmente impera nesse texto é a vontade de viver e a esperança de que lá na frente as coisas serão melhores!

    Responder
  3. no please!!!!!!!!!!!!!! ñ diga isso my friend vc ñ consegue ver??? a magia q há em viver!!!!!!!!! :):):)…”viver é foda, viver é dificil” + a vida é tão bela, vc precisa se apaixonar pela vida please, pra isso vc ñ precisa ser perfeito, ninguém é…senão todos seriamos Deus?!?
    Olha quem diz isso é uma suicida em potencial, eu sou fumante, mas eu amo viver, eu posso ta fudida, c acha q eu penso em morrer, ñnnnnn eu sou louca pela vida, eu n tenho medo da morte,mas a minha vontade é viver pra sempre, eu penso q talvez eu esteja falando de um amor abstrato sabe, apesar de ter mts defeitos, eu sinto q eu amo a humanidade, e provavelmente eu tenho mt fé tb, pq eu tenho esperança, alguma coisa bem la no fundo, no fundinho mesmo me diz, q a vida é um sopro, somos espirito, não matéria o corpo carnal sabe, somos irmãos tb…espero q vc seja picado tb pelo virus do amor a vida 🙂 😉

    P.S:por favor resista ate o ultimo suspiro vale a pena, experimente amar sem esperar nada em troca, amar por sentir-se bem ok
    as vezes o sofrimento é cruel, mas sempre vale a pena dar tempo ao tempo. abç

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.