Ilusões – As Aventuras de um Messias Indeciso (1977)

“O mundo é o seu caderno, as páginas em que você faz suas somas. Não é a Realidade, embora você possa expressar a realidade ali, se quiser. Você também tem a liberdade de escrever tolices, ou mentiras, ou rasgar as páginas.”

É um belo livro do aviador e escritor estadunidense Richard Bach, que ficou mundialmente conhecido pelo livro “Fernão Capelo Gaivota”.

No livro “Ilusões – As Aventuras de um Messias Indeciso” ele mistura sua realidade com o inusitado onde ele próprio encarna um aviador que passa seus anos indo de cidade em cidade no interior dos EUA com uma pequena aeronave oferecendo um serviço muito interessante: passeios aéreos.

Em um dia rotineiro ele encontra um homem (Dom Shimoda), também aviador, mas com costumes diferentes, com vestes diferentes, um avião que parece sempre novo, e a partir daí começa uma relação de aprendizado onde o leitor acaba se envolvendo e aprendendo com os ensinamentos nem sempre tão didáticos desse inusitado Messias.

O título “Ilusões” vem da maneira como as pessoas normalmente enxergam a vida e o subtítulo do fato de o Messias estar cansado de ser alguém tão divino no meio de pessoas que passam longe disso.

É um livro divertido, tem reviravoltas interessantes mas é leve e simples, embora carregado de conhecimento e tem até um livro dentro dele (o famoso “Manual do Messias”).

Se quer algo menos humano e fantasioso, escolha outro livro.

“Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores.”

Como curiosidade, tem uma música do Raul Seixas chamada “Um Messias Indeciso”, não sei se é uma referência direta a esse livro, já que o Raul pegava referências de diversos lugares para compor suas músicas e criar suas letras, segue abaixo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=VC2EGwm0ysw

Um grande abraço!

Diogo lendo o livro ilusões

—————

3 comentários em “Ilusões – As Aventuras de um Messias Indeciso (1977)”

  1. Este livro é realmente incrível. Acabei de ler e recomendo.
    Para mim foi uma surpresa descobrir que existe uma música do Raul Seixas com este mesmo título e que fala sobre o tema do livro. Adorei.
    Muito boa também esta resenha.

    Responder
    • Obrigado Amanda! É sempre bom poder contribuir com o conhecimento de alguém. O Raul bebia de todas as fontes, de maneiras descaradas, mas os resultados costumavam ser tão únicos que não se percebia o link.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.