Judas Iscariotes: O Herói

por Eder Vitorino

As festas religiosas celebram o nascimento e a morte daquele que foi o maior filósofo que já existiu: Jesus Cristo.

Ninguém lembra os seus ensinamentos em vida junto com os apóstolos; não são somente os milagres e ressurreição que devem ser lembrados, mas também as suas parábolas, pois deveriam ser concebidos para a alma, e não apenas para malhar o boneco de Judas Iscariotes.

Judas Iscariotes é, foi, e será lembrado por trair o seu melhor amigo pelo preço de trinta moedas de prata.

Nem um dos maiores poetas de todos os tempos o perdoou: “A alma que mais sofre – explicou meu guia – é a de Judas Iscariotes sendo devorado por Satã, agitando as pernas em seu queixo em fogo e já com a cabeça do lado de dentro” (Dante Aliguieri, Inferno).

Tudo mudou quando foi encontrado no Egito, no final dos anos setenta, um misterioso códice chamado Peuaggelion Nioudas na língua copta (o grego antigo), que significa “O Evangelho de Judas”.

O evangelho que conta a história de Jesus no ponto de vista de Judas, diferente daquele que é contado nos quatro evangelhos do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João).

Nos evangelhos os autores são discrepantes nos detalhes da traição. Marcos não esclarece o motivo da traição; Mateus apenas esclarece que Judas traiu Jesus por dinheiro e consequentemente se arrependeu e se enforcou. Lucas diz que foi tentado pelo Diabo; João diz que Judas era o próprio Demônio. No livro de Atos escrito por Lucas há uma versão diferente da morte de Judas: “ele caiu de cabeça e seus intestinos arrebentaram”.

Cada um desses apóstolos tinha uma análise sobre Judas.

No Evangelho de Judas, Jesus pede para Judas o trair: “mas tu Judas, suplantarás a todos eles – (isto é, os outros discípulos). Pois sacrificarás o homem que me veste” (Evangelho de Judas).

Jesus pede a Judas que o sacrifique.

evangelho-judasJesus vaticina o que as gerações pensarão sobre a traição, pois lhe diz: “Tu transformarás no décimo terceiro, e serás amaldiçoado pelas outras gerações – e chegarás a governá-las. Nos últimos dias condenarão tua ascensão (partida) à (geração) sagrada (Evangelho de Judas).

Judas tem uma missão especial: sacrificar a forma humana de Jesus: “Pois sacrificarás o homem que me veste”, ou seja, o espírito será libertado. Judas pergunta a Jesus: “O espírito humano morre?” Jesus responde: “É por isso que Deus ordenou a Miguel que desse o espírito às pessoas como empréstimo…”

Judas era o preferido de Jesus: (…) afasta-te dos outros (discípulos), prometendo lhe falar sobre ‘os mistérios da vida'”.

Jesus continua: “Olha, tudo foi contado a ti. Ergue teus olhos e olha para a nuvem e a luz dentro dela e as estrelas que a rodeiam. A estrela que aponta o caminho é a tua estrela”. Assim Judas garante seu lugar no Reino do Céu.Uma bela passagem cosmológica como em Timeus de Platão: “Em Timeus, Platão afirma que cada pessoa tem a sua alma e a sua própria estrela” (O Evangelho Perdido).

Portanto, Judas trai Jesus com o pedido deste e da vontade divina, assim Judas não era um invejoso ou ambicioso. Judas permaneceu fiel e se revela o discípulo mais amado, pois era o único que compreendia o que Jesus dizia.

Chega de malhar Judas, porquanto, não fosse ele, os nossos pecados jamais seriam perdoados e cada um jamais teria a sua própria estrela.

Para conhecer mais leia:

Herbert Krosney. O Evangelho Perdido.

National Geographic. O Evangelho de Judas.

Platão. Timeus.

Dante Alighieri. A Divina Comédia (Inferno).

Música: Judas. Álbum: Mata Virgem (Raul Seixas).

2 comentários em “Judas Iscariotes: O Herói”

  1. Tenho pena daqueles q. não enxergam as coisas por um ângulo diferente. Pensam q. tudo o q. está escrito na Bíblia é de fato verdadeiro. Mas acredito q. Deus nos deu livre árbitrio, para questionármos e ir buscar o que é de fato verdade. Sempre senti q. o Judas não era esse monstro todo q. malhavam e q. fazem as pessoas sentirem revolta de algo q. supostamente acontecera há 2 mil anos atrás. E eu pergunto: Se Deus perdoa a todos. Porq. nós não perduamos o Judas? Se somos tão parecidos com ele.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.