Os 10 Mandamentos de Maquiavel

Somos capazes de ajudar uns aos outros, mas eu acredito que a predisposição para o mal que há em nós, se não for combatida constantemente, acaba vencendo e nos leva a fazer coisas que, analisadas de maneira separada, podem ser consideradas más.

Maquiavel, já no século XV, identificou certos comportamentos comuns nos poderosos com quem convivia e escreveu obras marcantes. Aqui eu destaco uma ínfima parte de sua obra que continua atual:

Os Dez Mandamentos de Maquiavel

1. Zele apenas por seus interesses

2. Não honre ninguém além de si mesmo

Paulo-Maluf

3. Faça o mal, porém finja fazer o bem

Os 10 Mandamentos de Maquiavel - imagem: MBL

4. Cobice e procure obter tudo o que puder

5. Seja vil

Silvio Berlusconi

6. Seja brutal

7. Engane o próximo toda vez que puder

valdemiro-santiago

8. Mate os seus inimigos e, se for necessário, os seus amigos

bush e binladen

9. Use a força em vez da bondade ao tratar com o próximo

Spray de pimenta

10. Pense exclusivamente na guerra

Concorda? Discorda? Comente!

———————–

24 comentários em “Os 10 Mandamentos de Maquiavel”

  1. "Há três gêneros de cérebros: um entende pôr si mesmo, outro discerne aquilo que os outros entendem e o terceiro não entende nem a si nem aos outros. O primeiro é excelentíssimo, o segundo é excelente e o terceiro inútil…" (* Capitulo XXII)

    Responder
  2. Vocês todos não sabem o q falam.
    Façam o necessário para sobreviver ,principalmente no meio da sociedade.
    Por que eles mestres querem é pisar em cima de você então se vire contra eles e mostre quem você é através de seu conhecimento…
    E não dou a minima para o que vocês irão pensar,guardem pra voces…
    bjos

    De: Caroline

    Responder
  3. Esses "10 mandamentos" , caro amigo desinformado, são uma sínteze do que nosso amigo Maquiavel escreveu em "O principe" , e isso existe faz muuuiito tempo, não fui eu quem inventei, aliás, retirei de um livro antigo, e vc encontra milhares de versões na NET hoje em dia.

    Em nenhum momento eu falei que ele escreveu tal livro com a intenção de dizer como a politica deveria ser! Não sei de onde tirou isso… De qualquer maneira, um abraço!

    Responder
  4. Totalmente equivocada a sua referência a Maquiavel com a mensagem que tentou passar.
    Se estudar a vida o contexto histórico de Maquiavel verá que ele ao escrever o principe quis dizer como a política é, não como ela deveria ser.
    E mais baixo ainda, 10 mandamentos com Maquiavel nada a ver.

    Responder
  5. Bem, no meu ponto de vista Maquiavel, so mostrou as pessoas o que realmente acontece na realidade no ponto de vista da maldade, pois querendo ou nao isso é presente todo o tempo que uma hora apresentamos o lado Maquieval para conseguir certas coisas, mesmo nao percebendo, todos nos tempos esse lado que ele apresenta em sua obra.

    Responder
  6. Pingback: Link de Qualidade » Curiosidade Erudito Não Comercial Todos » Os 10 mandamentos de Maquiavel
  7. É muito conplicado se falar em Maquiavel.  Homem tranqüilo que sempre trabalhou para a paz de sua amada terra natal.
    O que aconteceu de fato é que sua obra “O Príncipe”, dedicada à Lorenzo de Médici caiu nas mãos de sua filha, Catarina de Médici, que levou ao pé da letra muitas passagens da obra e cometeu atrocidades, fazendo com que a imagem do autor ficasse manchada.
    Quem ler atentamente a obra deste pensador saberá o porquê de certas afirmações polêmicas, uma vez que ele comenta atitudes de homens conquistadores e atuantes na política explicando quais de seus movimentos lhes trouxeram sucesso e quais os levaram ao fracasso.
    Maquiavel não é “maquiavélico”: este adjetivo se aplica à Catarina de Médici e a todos que de alguma forma distorceram sua obra.
    E só para constar,  às pessoas que como eu estudam  a obra de Maquiavel de modo regrado e buscando a verdade por trás do contexto histórico de sua vida,  dá-se o nome de “maquiavelianos”.

    Responder
    • Então, seguindo seu raciocínio, os “maus” deveriam ser “Medicinianos” ?

      Agradecemos pelas orientações, Sr. Maquiaveliano. Esse nome me lembrou “Malkaviano” , que é outra coisa completamente diferente e não tem nada a ver com isso.

      Abraço!

      Responder
      • Pois é, Diogo! Se o tom que a palavra “maquiavélico” dá aos atos recebesse um nome que fizesse menção ao sobrenome de Catarina, a história seria mais justa.
        Mas o raciocínio dos “maquiavélicos” e “maquiavelianos” não é meu: já é usado há muito tempo por pessoas que estudaram a obra de Maquiavel.
        E um último ponto: não sou senhor… sou senhorita 😉

        Responder
  8. Pingback: www.digga.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.