Fluxo de Consciência – Uivos Literários

Cumprindo com a minha promessa de Ano Novo de escrever para cá com mais regularidade, aqui estou eu novamente. Dessa vez, vou abordar um dos meus estilos preferidos de narração: o fluxo de consciência.

 

Sabe quando vê, lê ou escuta alguma coisa, e daí a momentos já está numa viagem mental louca e desconexa? Quando esses pensamentos malucos são transpostos para o papel, temos o fluxo de consciência. E é claro, o autor tem que ser muito bom e competente no que faz para realizar um trabalho de qualidade, com um mínimo de nexo. Por isso, selecionei algumas obras que fazem parte da minha memória afetiva, e vou compartilhar com vocês.

 

Uma mulher fantástica, que soube me prender do início ao fim do livro é Virginia Woolf. Cito aqui Mrs. Dolloway, livro que possuo, pela sua ideia maravilhosa: 24 horas no pensamento de uma mulher, desvelando segredos antigos, paixões, temores, arrependimentos e lembranças.

 

A experiência é simplesmente magistral, perfeita.

 

Continuando na Terra da Rainha, vamos para aquela que foi considerada a melhor obra do século XX: Ulisses, de James Joyce. Aqui deixo claro que não estou querendo me fazer de intelectual ou coisa do tipo. O livro é bom mesmo, embora difícil. É necessário ler, deixa-lo descansar uns dois anos, ler novamente. Conforme o leitor vai amadurecendo, cada vez aprecia mais a obra. Tenho certeza que ainda não a compreendo em sua totalidade, mas estou confiante que um dia conseguirei!

 

Continuando, mais uma das minhas musas literárias: Clarice Lispector. Posso recomendar toda a obra dela. Mas, os livros pelos quais tenho maior paixão são: A Paixão Segundo GH, A Hora da Estrela e Perto do Coração Selvagem. O que mais me agrada nela é a coragem em se mostrar, inteira e sem máscaras nos seus textos. Os contos também são altamente recomendados.

 

E, para finalizar, cito a obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Essa é pequena e você consegue ler em poucas horas. Preste atenção especial na maneira como a narrativa de externa passa a interna sem prévio aviso, como se a mente das personagens fosse um território livre e aberto ao narrador. É realmente de tirar o fôlego.

 

Acho que foram poucas sugestões, mas todas intensas. Certamente me esqueci de algo, mas isso não importa. Coloquem nos comentários suas opiniões e conhecimentos nessa área.

 

Boa leitura!

——————-

3 comentários em “Fluxo de Consciência – Uivos Literários”

  1. Suas sugestões são muito interessantes, algumas eu até conheço como Vidas e A Hora da estrela, leituras que para mim foram muito prazerosas apesar de terem chegado a mim na época em que eram do tipo “obrigatorias“, entende, rs. Se eu pudesse sugerir algo que gostei muito, acho que valeria a pena deixar aqui três sugestões: “As aventuras de Tom Saywer“, de Mark Twain, “Othelo“, de Shakeaspeare e “Nunca desista dos seus sonhos“, esse último mais na linha de auto-ajuda mas muito interessante.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.