Uivos Filosóficos 08 – A Busca do Sofrimento.


A busca da felicidade: evitar o sofrimento.

Nos últimos dias você não tem sido agradável com ninguém; o emprego já não te satisfaz assim, e eis o motivo de não estar feliz com o emprego: “não era isto que eu queria, gostaria de trabalhar em algo que eu faça com prazer”.

A mulher por quem está apaixonado não te dá atenção nem para uma conversa.

O mundo vive o capitalismo desenfreado onde todos estão condenados ao consumismo. Karl Marx denunciou a condenação dos proletariados pelos capitalistas, entretanto, hoje, os capitalistas usam Marx a favor deles contra os proletariados tornando assim o sonho de Lênin tão distante, propagando as desigualdades sociais e desilusões na sociedade.

Existem inúmeras razões para o sofrimento, porquanto infelizmente o sofrimento não é valorizado; é patente num momento difícil pensarmos em discorrer sobre a relação entre o prazer e a dor, uma está relacionada à outra.

O pensamento do século IV a. C., para os pessimistas, era: “O melhor seria não ter nascido”. O pensador alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) era um filósofo pessimista. Trouxe o Oriente para o Ocidente influenciado pelo budismo, pois adorava a filosofia oriental, principalmente a antiga.

Schopenhauer analisava se a vida é sofrer, sendo que o sentido da vida de imediato é o sofrimento, porque a dor infinita da necessidade à vida e a receptividade para o prazer é limitado. Na filosofia budista, a dor e a sensação da dor aos extremos não são miséria nem luxo, se enfrenta o sofrimento com o sofrimento; o iluminado é o Buda até alcançar o não sofrer: Nirvana ao pé da letra.

A sensação de dor, em casos longínquos pode levar ao pensamento suicida. Ora, o suicida na verdade não quer morrer, apenas quer se livrar dos problemas; existem diversos graus de sofrimento.

Friedrich Nietzsche (1844-1900), outro pensador alemão analisava de forma diferente. Nietzsche já foi um admirador de Schopenhauer, só que a vida o levou para outro campo de sabedoria, pois era otimista. Na vida temos que ver as coisas por todos os ângulos, é a relação de forças que atuam entre nós: a vontade de poder. Nietzsche já tentou o suicídio, por ventura o pensamento suicida para ele era um bálsamo. Zaratustra, um personagem do seu livro, uma vez caminhando pela floresta resolveu descansar e dormiu sob uma figueira, logo veio uma víbora e o picou. Quando a víbora percebeu que picou Zaratustra ficou transtornada e ele a pediu para reabsorver o veneno, Zaratustra falou-lhe que o “despertou a tempo, pois o meu caminho era longo”. Nós não podemos recusar a dor, nada acontece no mundo sem relações. O conhecimento é interpretação quando você se diz: eu sou uma interpretação. O mundo é relação de força e pensar é sentir. Quando está pensando já está sentindo.

No navio da vida em uma tempestade, o capitão deve treinar-se; o sofrimento dá o primeiro sinal, então é preciso preparar-se para o perigo. O belicoso sofrimento chega e a tempestade nos dá os melhores ensinamentos, isso torna o homem ou a mulher heroico, por conseguinte, use o sofrimento como apreciação, aprenda a transformar obstáculos em estímulos.

Evitar o sofrimento: não buscar a felicidade.

A Busca do Sofrimento.

Para conhecer mais leia:

Schopenhauer, Arthur. O mundo como vontade e representação. 

Schopenhauer, Arthur. Parerga e Paraliponema.

Niezstche, Friedrich. A Gaia Ciência.  

Niezstche, Friedrich. Assim falou Zaratustra.

8 comentários em “Uivos Filosóficos 08 – A Busca do Sofrimento.”

  1. Não posso deixar de concordar com Schopenhauer em alguns aspectos. Acho que o próprio fato de “ser humano” já implica em um pouco de sofrimento. A grande questão é: como lidamos com ele, como nos comportamos e como nos refazemos dele.
    Como dizia o poeta: “vida de tão interessante chega a rasgar, a doer, a gritar”.

    Responder
  2. Pingback: Fique por dentro Cachorro » Blog Archive » Cachorro Solitário | Uivos Filosóficos 8 - A Busca do Sofrimento …
  3. ASSUNTO INTERESSANTÍSSIMO!
    CONTUDO, O SOFRIMENTO NADA MAIS É DO QUE AQUILO QUE NÃO CONSEGUIMOS RESOLVER, ENTÃO SE TORNA UM MOTIVO DE “PREOCUPAÇÃO”…
    ASSIM NOS DA A SENSAÇÃO DE FRACASSO, NOS PERMITINDO IMAGINAR SITUAÇÕES
    DESCONFORTÁVEIS.
    SÓ SOFREMOS POR SERMOS INSEGUROS.

    Responder
  4. Oi!
    Eu não conhecia o site. Vi um comentário do Diogo Scooby no meu blog e logo vim fuçar, porque sou muito curiosa. E o material é riquíssimo. Escrita impecável, idéias maravilhosas. Adorei e voltarei mais vezes, com toda a certeza.
    Obrigada por nos presentear com um artigo tão bacana!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.