Pele 02 – Rodeios

Quando falamos de maus tratos de animais, logo nos vêm à mente cenas de abandono, torturas, crueldades. E, normalmente, enxergamos isso como uma coisa distante, praticada por pessoas que não fazem parte do nosso convívio. Na realidade, muitas vezes os ditos “amantes da natureza e dos animais” estão cometendo, incentivando ou sendo coniventes com práticas que submetem os animais a diversos tipos de exploração, sem se dar conta de que, direta ou indiretamente, também são responsáveis pelo sofrimento imposto ao animal.

Uma destas práticas, que se alastrou pelo país, é o rodeio, também conhecido como “Festa do Peão”. A pergunta é: festa para quem? Que pessoa com um mínimo de bom senso consegue se divertir às custas de animais torturados? Sim, por que o que ocorre nos bastidores de tais “espetáculos” não passa de uma sessão de maus tratos, com o objetivo de transformar animais outrora mansos em criaturas assustadas, desesperadas, pulando e corcoveando numa arena, enquanto uma multidão ensandecida vai ao delírio…

Para conseguir tal façanha, os artifícios utilizados são diversos: o sedém, por exemplo, consiste em uma cinta de couro amarrada na virilha do animal, comprimindo seus órgãos, o que provoca dor, feridas, além do sofrimento psicológico. As esporas, acopladas nas botas dos peões, são utilizadas com o intuito de golpear e irritar o animal, deixando lesões no couro e até nos olhos. As peiteiras (cordas ou faixas amarradas fortemente ao redor do corpo do animal) possuem sinos pendurados, cujo som incessante causa sensação de pânico. Costuma-se deixar o animal sem comer por alguns dias, para que ele fique debilitado, além dos choques elétricos aplicados ainda no brete, pouco antes da entrada na arena.

É difícil aceitar que uma sociedade dita civilizada como a nossa ainda permita que esse tipo de “espetáculo” aconteça, e, pior, ainda seja capaz de rir, se divertir e pagar para assistir homens montados em cima de um animal faminto, ferido, torturado e visivelmente irritado, e ainda achar que isso é esporte! Acredito que a prática esportiva ocorre quando o homem desafia os limites do seu corpo, do seu raciocínio e não quando o desafio é um ser em condições claras de desvantagem. Quanto aos nossos “cowboys”, fica a certeza de sua incompetência física e moral, pois é fácil dominar um animal nessas condições, difícil é dominar a profunda ignorância que reina nesses “heróis”.  E eles ainda tiram o chapéu e rezam para Nossa Senhora Aparecida, intitulada protetora dos peões. Será que alguém perguntou se ela aceita abençoar esses covardes? Com certeza não…

Muitos frequentam rodeios para assistir aos shows de música, beber, paquerar, enfim, se divertir. Será que temos o direito de nos divertir dispondo da vida de outros seres dessa maneira? Cabe a consciência de cada um decidir se vale a pena fechar os olhos e incentivar uma prática arcaica e cruel, que nem faz parte da cultura do nosso país.

Maltratos nos rodeios:

httpv://www.youtube.com/watch?v=4cEACsYnMsc

Vídeo da ONG:

Projeto Esperança Animal.

—————–
Autora convidada – Patricia Sanchez Peres ,  bióloga, vegetariana (mas não se considera melhor do que ninguém por isso), trabalha com fiscalização e educação ambiental.

11 comentários em “Pele 02 – Rodeios”

  1. É Paty, estamos num mundo “civilizado”?
    Como educadora me pergunto: “O que estamos ensinando para nossas crianças???”
    Devemos pensar que o rodeio se trata de um evento que vem de uma cultura antiga. E cultura se transmite. Nem toda cultura é legal. Devemos nos perguntar porquê reproduzimos esta e outras culturas sem senso crítico, sem repensarmos. Papai Noel, Dia das Crianças, Xuxa, Maísa….. tudo inocente! “Inocente???”
    Vamos começar a perguntar: Por quê? Como? Pra quem? Quem ganha? Quem perde?etc.
    Perguntando, questionando, temos o poder de decidir se vamos reproduzir a cultura que nos é transmitida por nossa sociedade.
    Queremos uma sociedade justa ou competitiva?
    E aí vai…..
    Beijos
    Marisa Bersi

    Responder
  2. Realmente fiquei chocada com o que li,nunca imaginei que as pessoas pudem ser tão cruéis com esses animais , animal não foi feito para ser maltrado,ficar passando fome,animal foi feito para dar carinho amor e não tortura-los como diz esse artigo !
    na minha opinião tudo isso esse rodeios deveriam acabar por que pra muitas pessoas isso não quer dizer nadaa vão pra se diverti e acabou e os “peões” como diz também no artigo só são valentões coragosos e enfrentam o animal ,porque não há o que fazer o animal ali está debilitado , agora eu queria ver se eles enfrentariam os animais no estado normal deles… estou horrorisada pelo que li e pode ter certeza que eu não aprovo esses mals tratos aos animais . Só que no mundo em que vivemos infelizmente muitas pessoas não pensam como nós ….

    Responder
  3. Eu twittei isso um dia desses… “Só gosto de rodeio quando o peão se fode!”.
    Acho uma sacanagem esse mau trata com os animais por motivação unicamente financeira, e ao mesmo tempo totalmente desnecessária.

    O Habib ai fez uma advertência…Eu acho que a humanidade vai pro caralho e não demora muito, mas o mundo vai continuar, lindo como é. No filme watchamen há um personagem que tem superpoderes , ele está em Marte em conflito se deve salvar ou não a humanidade de se auto-destruir, e ele questiona a colega dele da seguinte maneira: ” Que vantagem pra esse lugar traria a construção de um shopping ou um viaduto”? .

    Pro planeta NÓS somos uma praga!

    Responder
  4. Eu sempre fui contra essa história de rodeio…aliás sou contra qualquer exposição dos animais fora do seu modo de vida habitual. É uma idiotice se aproveitar de quem não pode revidar ou se proteger. O ser humano é ganancioso e cruel.
    Muito bom o texto. Adorei a proposta e vou tentar voltar aqui com mais freqüência.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.