Uivos Filosóficos 5 – Carlos Castaneda: O Homem de Conhecimento

Uivos Filosóficos

———–

Carlos Castaneda: O Homem de Conhecimento.

O homem de conhecimento como a maioria imagina pode ser aquele que já cursou ou cursa uma faculdade, ou esteja fazendo uma dissertação de mestrado sobre algum poeta inglês; não é uma surpresa imaginar que o mundo onde vivemos, aos poucos, vá se afundando numa globalização onde a informação é rápida demais, e o desejo de ganhar dinheiro para consumir tornará alguém mais importante do que o outro: é o objetivo deste triste capitalismo selvagem. 

 

Carlos Castaneda (1925-1998), brasileiro nascido em Mairiporã no interior de São Paulo, era antropólogo formado na Universidade da Califórnia. Foi fazer um trabalho de campo no México em 1960, através de um amigo, conheceu um índio yaqui chamado Juan Matus (ou Dom Juan); queria conhecer as plantas medicinais, o peiote (caquito alucinógeno), por exemplo, que serviu de inspiração para escrever o seu primeiro livro: A Erva do Diabo.

As experiências do antropólogo com o índio demonstram o embate de um homem racional, que olha o mundo como nossos pais nos ensinaram como é, ou como olhamos todos os dias, e um índio que olha o mundo de maneira que ele é apenas saber e ver; porém não aprendeu só os métodos das plantas medicinais, e sim, como se tornar um homem de conhecimento.

O homem ou a mulher vai à busca da sabedoria sem saber claramente qual será o desfecho dessa jornada, entretanto, no fim de um objetivo, quando planejamos algo, entramos em choque porque não foi o que imaginávamos.

O comportamento: um homem deve ir à busca da sabedoria da mesma maneira que um soldado vai para a guerra: com medo, com respeito, e com total segurança. Deve agir como se soubesse onde está indo, embora na realidade não tenha a menor ideia do que irá encontrar; o que importa é que ele está percorrendo o caminho que escolheu”. (Castaneda)

A vida que temos é uma só, portanto ninguém tem nada a perder no obscuro caminho da sabedoria, desde que tenha ciência das dificuldades no que chamamos de experiência.

 

Durante a caminhada cada um faz uma reflexão, por isso agimos em busca de maravilhas sem nos preocuparmos com o medo, pois esse medo é a causa das guerras que vivemos hoje, a insegurança que sentimos de ir além do nosso ideal. O maior desejo que um ser humano pode sentir vem de quando ele escolhe um caminho que não parece fazer nenhum sentido, ou seja, alguém chega até a dizer que este caminho é errado e ainda assim querer alcançar os seus objetivos, pois é isso o que importa.

A opinião dos outros sobre um sonho que buscamos é essencial, e isso faz uma pessoa gentil, por conseguinte temos que saber ouvir e com muita flexibilidade. Cada um assume a responsabilidade daquilo que faz e sem remorsos.

Cada um assume a responsabilidade daquilo que faz, e sem remorsos.

Como pode ver, qualquer um pode tornar-se homem de conhecimento. Ninguém precisa consumir compulsoriamente, se preocupar com as notícias que circulam na internet que mudam de cinco em cinco minutos ou cursar uma faculdade em busca de sabedoria. Basta escolher o seu caminho, sem reclamar ou se arrepender, pois quem quer alcançar o seu ideal e se arrepende estará demonstrando a sua fraqueza. Portanto a busca do conhecimento é uma batalha constante, sendo as lutas boas ou más.

Para conhecer mais leia:

A Erva do Diabo. Carlos Castaneda.

Uma Estranha Realidade. Carlos Castaneda.

Viagem à Ixtlan. Carlos Castaneda.

O Livro dos Manuais. Paulo Coelho.

 

16 comentários em “Uivos Filosóficos 5 – Carlos Castaneda: O Homem de Conhecimento”

  1. Parabéns!
    Tem toda razão em dizer que o Homem tem que ter Sabedoria. E não é só os livros e diplomas que nos forma, mas o dia-dia, que nos ensina o verdadeiro conhecimento!

    Responder
  2. Salve povo do Blog!

    Caro Scooby:

    Tb li alguns livros de Castañeda e fico na duvida se existia mesmo um personagem que representava o autor numa espécie de saga ou simplesmente os relatos sobre um caminho de aprendizado de uma ciência antiga…talvez esse meio bobão fosse ele mesmo….meio bobão como a maioria dos humanos ocidentais ao se defrontar com as questões abordadas nos livros…questões que desafiam nossas crenças mais profundas sobre a construção da realidade. Conforme os livros avançam Don Juan vai quebrando essa racionalidade dele na marra, abrindo caminho para os ensinamentos mais importantes daquela trilha de conhecimento.

    Obrigado ao autor do post por lembrar Carlos Castañeda…recomendo a literatura aos que buscam uma nova visão sobre a realidade, resgate esse de culturas ancestrais. Preferencialmente seguir a sequência dos livros pois os ensinamentos são progressivos!

    Parabéns ao grupo, estão fazendo um otimo trabalho!

    Responder
  3. Eu li a Erva do Diabo ( que deveria se chamar " Os ensinamentos de Don Juan" , mas optaram por esse título sensacionalista no Brasil) e Uma Estranha Realidade. Eu gostei bastante, o primeiro é meio didatico demais, achei o personagem que representa o autor meio bobão, mas depois eu entendi que ele estava agindo asim propositadamente, pra conseguir atingir o maior número de pessoas possiveis, por mais leigos que fossem.

    Eu tive uma impressão bastante cinematografica dos livros, principalmente das "viagens" que são muito bem descritas. Se eu fosse escolher um diretor hoje pra fazer seria o Guillermo del Toro ( diretor do "Labirinto do Fauno" e "Hellboy II").

    Abraço!

    Responder
  4. Querido amigo avassalador…

    Que surpresa agradavel! Ao ler esse nome de cachorro solitario pensei que encontraria um desses blogs malucos sem sentido algum! mas esta sua postagem sobre Castañda simplesmente arrasou! E provou que não devemos pre-julgar nada nem ninguem em momento algum…

    resumindo a opereta… Sensacional!

    Responder
  5. É realmente um ponto interessante. O conhecimento não envolve apenas teorias e ciâncias, mas também a cultura e a forma como ela é vivida. Um “homem de conhecimento” vive melhor não apenas com ele mesmo, mas com os que vivem a sua volta. Ele não precisa colocar seus bens como escudo para ostentar valores. A sua palavra e moral bastam.

    Responder
  6. pior que é verdade, o povo hoje só pensa em consumismo, fazem faculdade para ganhar dinheiro e não para ter sabedoria. Antes existia mais homem como ele. Hojé em dia é meuio impossivel.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.