Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna foi instituído pela Unesco como uma forma de representar e manter a luta pela diversidade cultural e linguística de vários povos.

A Língua Materna é um dos mais importantes fatores de identidade cultural de um povo, pois é por meio da língua que o indivíduo apre(e)nde o mundo ao seu redor e é por meio dela que expressa o seu mundo.

[Isto me faz lembrar deste texto do Bernardo Soares, heretônimo de Fernando Pessoa, num trecho em que ele diz que “Minha pátria é a língua portuguesa“…]

O dia

O dia 21 de fevereiro foi escolhido para homenagear os estudantes mortos em confronto com a polícia no Dia do Movimento da Língua.

Em 1952, Bangladesh era uma província do Paquistão, nomeada como Paquistão Oriental, e o governo quis impor o Urdu – língua oficial – ao território bengali. Os estudantes então saíram em protesto contra esta medida, defendendo o direito à vida da sua Língua Materna, o Bengali.

Este vídeo foi feito pelo Grupo da Interculturalidade e da Cidadania e perguntou a pessoas de nacionalidades e línguas diferentes qual a importância da Língua Materna para elas:

httpv://www.youtube.com/watch?v=aOALTVHzZPA

Já este outro vídeo é um trecho do documentário Línguas – Vidas em Português (2004), de Victor Lopes, nele há depoimentos de pessoas que têm a Língua Portuguesa como Língua Materna, entre eles estão, por exemplo, Mia Couto, José Saramago e João Ubaldo Ribeiro.

Saramago, num momento em que diz que os leitores deveriam ir mais fundo na Língua, conclui que, assim, “[…] a língua passa a ser algo mais que um mero instrumento da comunicação, transforma-se numa, digamos, numa mina inesgotável de beleza e de valor”.

Neste dia, deixo também com vocês esta música do Caetano Veloso em que ele brinca com a riqueza erudita e popular da nossa língua-mãe:

httpv://www.youtube.com/watch?v=tX7cqBreLUY

____________________________________________

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.